O QUE VAI ROLAR?

Mostra-curso sobre cinema e arte.

Todos os sábados,
a partir de 28 de abril de 2012, no Teatro Nelson Rodrigues (Avenida República do Chile, número 230, Centro da Cidade), às 10 horas.

A mostra Diálogos na Tela irá traçar uma breve história da representação na arte ocidental estabelecendo diálogos com o cinema.

As principais questões formais, históricas e estéticas das artes, do despertar da criatividade humana até o século XX, serão abordadas a partir da exibição em DVD de 16 filmes, complementados por palestras com renomados teóricos e críticos de arte e de cinema.

Os participantes que assistirem a, pelo menos, 75% das sessões e palestras terão direito a certificado com chancela da Universidade Cândido Mendes.

Facebook

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Trailer do filme de amanhã.

Confira abaixo o trailer do filme que exibiremos amanhã no Diálogos na Tela, Caravaggio.

Informamos também que a partir de amanhã não teremos mais a presença da Regina do lanche! Por isso, para os que gostam de comer nos intervalos, favor levar seus respectivos lanches de casa.


Não perca Caravaggio amanhã, às 10 da manhã, no Teatro Nelson Rodrigues. Em seguida a palestra "O barroco católico: razão e emoção", com Andreas Valentin.

Para mais informações e curiosidades sobre o filme, nos adicione no Facebook!

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Caravaggio.


O próximo filme que exibiremos será Caravaggio, dirigido por Derek Jarman. Nigel Terry, Sean Bean e Tilda Swinton estrelam o longa.

O filme conta a história de Michelangelo Merisi da Caravaggio, interpretado por Nigel Terry, através de flashbacks. O artista recorda fatos de sua curta vida e nos apresenta sua infância, as decepções do início de sua carreira, seus últimos sucessos, sua amizade com um cardeal e sua relação destrutiva com um jogador muito atraente. O filme explora ao máximo a homossexualidade do talentoso artista e as contradições entre as crenças religiosas e sua identidade sexual.
A paixão de Caravaggio pela sua arte e também por seus modelos o conduzem para sua queda final nesta suntuosa e desafiante biografia de um lendário pintor.

Derek Jarman recebeu o Urso de Prata no Festival Internacional de Berlim de 1986 por conta de sua direção.

Não perca Caravaggio no sábado, dia primeiro de setembro, às 10 da manhã, no Teatro Nelson Rodrigues. Em seguida a palestra "O barroco católico: razão e emoção", com Andreas Valentin.

Para mais informações e curiosidades sobre o filme, nos adicione no Facebook!

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Próximos filmes!

A próxima sessão do Diálogos na Tela será em dobro! Primeiramente exibiremos o filme Macunaíma e em seguida o curta-metragem de 17 minutos Héliophonia.

Macunaíma é um herói preguiçoso, safado e sem nenhum caráter. Ele nasceu na selva e de negro vira branco. Depois de adulto, deixa o sertão em companhia dos irmãos. Macunaíma vive várias aventuras na cidade, conhecendo e amando guerrilheiras e prostitutas, enfrentando vilões milionários, policiais e personagens de todos os tipos.
O filme, de 1969, foi escrito e dirigido por Joaquim Pedro de Andrade e é baseado na obra homônima de Mário de Andrade.

Héliophonia é um vídeo experimental dirigido por Marcos Bonisson que fala sobre o “quase-cinema” do artista brasileiro Helio Oiticica (1937-1980). Utilizando fragmentos de filmes realizados pelo próprio Oiticica e por alguns de seus colaboradores, como Neville d’Almeida, Ivan Cardoso, Rogério Sganzerla e Andreas Valentin, apresenta o artista por ele mesmo, sem mediações, utilizando pontualmente a fala-performance de Hélio.

Os filmes serão exibidos no sábado, dia 25, às 10 da manhã, no Teatro Nelson Rodrigues. Em seguida a palestra "Brasil: modernismo e vanguardas", ministrada por Andreas Valentin e Marcos Bonisson.

Para mais informações e curiosidades sobre o filme, nos adicione no Facebook!

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Verdades e Mentiras.

O próximo filme do Diálogos na Tela será Verdades e Mentiras. Dirigido, escrito e estrelado por Orson Welles, o filme será exibido no sábado, dia 18.

O documentário mostra um grupo de falsificadores famosos. Com uma intensidade zombeteira, Welles investiga o excêntrico falsificador de arte Elmyr de Hory, um pintor que vive de falsificações de quadros de famosos como Van Gogh, Picasso e muitos outros, e faz passar como se fossem os originais. Voltando a câmera para si mesmo, Welles se lembra de como ele forjou uma carreira no teatro quando adolescente e como provocou histeria com seu "Guerra dos Mundos" num programa de rádio que 'noticiou' uma invasão alienígena.

Logo após o filme, não perca a palestra "Obra de arte: original ou cópia?", ministrada por Pedro Vasquez.

A bilheteria fica aberta, aos sábados, das 9 às 11 horas. Compra adiantada pode ser realizada a partir das terças-feiras, das 9 às 20 horas. A entrada custa R$ 2,00.

Nos vemos sábado, às 10 da manhã, no Teatro Nelson Rodrigues!

Para mais informações e curiosidades sobre o filme, nos adicione no Facebook!

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Próximo filme: Pecker - O Preço da Fama.

Pecker - O Preço da Fama será o próximo filme exibido no Diálogos na Tela. Dirigido por John Waters, o filme estrela Edward Furlong e Christina Ricci nos papeis principais.

O filme narra a história de Pecker, um fotógrafo amador de Baltimore que usa como assunto de suas fotos todos os 'freaks' e 'losers' da cidade. Um dia ele é descoberto por uma dona de galeria de artes de Nova York, que resolve fazer uma exposição de suas fotos. Ele acaba se transformando na nova sensação artística da cidade, mas sua fama repentina muda o comportamento de todos a sua volta, fazendo-o perder a paz.

Logo após a exibição de Pecker, não perca a palestra "Fotografia: o olhar autoral", ministrada por Pedro Vasquez.

Nos vemos no sábado, dia 11, às 10 da manhã no Teatro Nelson Rodrigues!

Para mais informações e curiosidades sobre o filme, nos adicione no Facebook!