O QUE VAI ROLAR?

Mostra-curso sobre cinema e arte.

Todos os sábados,
a partir de 28 de abril de 2012, no Teatro Nelson Rodrigues (Avenida República do Chile, número 230, Centro da Cidade), às 10 horas.

A mostra Diálogos na Tela irá traçar uma breve história da representação na arte ocidental estabelecendo diálogos com o cinema.

As principais questões formais, históricas e estéticas das artes, do despertar da criatividade humana até o século XX, serão abordadas a partir da exibição em DVD de 16 filmes, complementados por palestras com renomados teóricos e críticos de arte e de cinema.

Os participantes que assistirem a, pelo menos, 75% das sessões e palestras terão direito a certificado com chancela da Universidade Cândido Mendes.

Facebook

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Caravaggio.


O próximo filme que exibiremos será Caravaggio, dirigido por Derek Jarman. Nigel Terry, Sean Bean e Tilda Swinton estrelam o longa.

O filme conta a história de Michelangelo Merisi da Caravaggio, interpretado por Nigel Terry, através de flashbacks. O artista recorda fatos de sua curta vida e nos apresenta sua infância, as decepções do início de sua carreira, seus últimos sucessos, sua amizade com um cardeal e sua relação destrutiva com um jogador muito atraente. O filme explora ao máximo a homossexualidade do talentoso artista e as contradições entre as crenças religiosas e sua identidade sexual.
A paixão de Caravaggio pela sua arte e também por seus modelos o conduzem para sua queda final nesta suntuosa e desafiante biografia de um lendário pintor.

Derek Jarman recebeu o Urso de Prata no Festival Internacional de Berlim de 1986 por conta de sua direção.

Não perca Caravaggio no sábado, dia primeiro de setembro, às 10 da manhã, no Teatro Nelson Rodrigues. Em seguida a palestra "O barroco católico: razão e emoção", com Andreas Valentin.

Para mais informações e curiosidades sobre o filme, nos adicione no Facebook!

Nenhum comentário:

Postar um comentário