O QUE VAI ROLAR?

Mostra-curso sobre cinema e arte.

Todos os sábados,
a partir de 28 de abril de 2012, no Teatro Nelson Rodrigues (Avenida República do Chile, número 230, Centro da Cidade), às 10 horas.

A mostra Diálogos na Tela irá traçar uma breve história da representação na arte ocidental estabelecendo diálogos com o cinema.

As principais questões formais, históricas e estéticas das artes, do despertar da criatividade humana até o século XX, serão abordadas a partir da exibição em DVD de 16 filmes, complementados por palestras com renomados teóricos e críticos de arte e de cinema.

Os participantes que assistirem a, pelo menos, 75% das sessões e palestras terão direito a certificado com chancela da Universidade Cândido Mendes.

Facebook

terça-feira, 1 de maio de 2012

O Desprezo.

O Desprezo será o segundo filme exibido no Diálogos na Tela. Dirigido pelo famoso diretor francês Jean-Luc Godard, o elenco conta com Brigitte Bardot, Michel Piccoli, Jack Palance e o famoso diretor Fritz Lang, que interpreta si próprio.

O plano-sequência que abre o filme é, sem dúvidas, uma das mais famosas sequências do cinema francês: durante 3 minutos, a câmera passeia pelas curvas de Brigitte Bardot, nua, deitada ao lado de Michel Piccoli. A partir daí, somos apresentados ao casal Camille e Paul. Ele é um escritor contratado pelo produtor americano Jeremy Prokosch para tornar comercial a adaptação cinematográfica de A Odisseia, de Homero, já parcialmente filmada por Fritz Lang. O visível interesse do produtor por Camille não parece incomodar Paul, que aconselha a mulher a aceitar carona do pretendente enquanto ele vai de táxi ao encontro dos dois. Isso aborrece Camille, que sente-se usada pelo marido para que ele consiga um pagamento melhor. Humilhada, ela começa uma guerra contra o marido, desprezando-o cada vez mais.

O filme será exibido no sábado, dia 05 de maio, às 10 horas, no Teatro Nelson Rodrigues. Em seguida, a palestra "Grécia: arte de deuses e homens", com Rodrigo Abrahim.

Um comentário: